quarta-feira, outubro 14, 2009

BALAI DE ARTES ENCENA A PEÇA "A MENINA ENTERRADA VIDA", INSPIRADA EM CÂMARA CASCUDO

Fechando a noite de ontem (12) na II Aldeia SESC de Teatro de Rua, o grupo Balai de Artes de Janduís apresentou a peça "A Menina Enterrada Viva".

Foi a segunda apresentação dessa peça para o público de Caicó somente nesse ano.

No mês de julho, durante a Festa de Sant'Ana, o Balai apresentou esse espetáculo na Casa de Cultura de Caicó. No mesmo dia os grupos "Brincantes do Sertão" e o cantor Marcos Lima mostraram sua arte para o público seridoense.

Inspirado em texto de Câmara Cascudo, "A Menina Enterrada Viva" arrancou gargalhadas sinceras do público presente à Aldeia SESC que lotou o espaço reservado para o evento cultural no centro da cidade.

Ao final da peça, os dois grupos de Janduís subiram novamente ao palco para agradecer o carinho dos caicoenses, recebendo fortes aplausos pelas apresentações. Um dos aspectos que mais chamou a atenção do público foi justamente o conteúdo pedagógico-educativo das peças, uma das prerrogativas da II Aldeia SESC de Teatro de Rua.

O prefeito Salomão Gurgel fez questão de prestigiar as duas apresentações. Entrevistado pelo repórter da Aldeia SESC, ele falou de sua alegria em participar do evento cultural e reforçou sua satisfação em ver que os grupos de Janduís estão rompendo fronteiras com sua arte.

"Historicamente, o povo de Janduís tem vocação para a cultura. E nossa administração vem trabalhando forte a política cultural, garantindo que nossa população possa expressar essa arte, valorizando nossos artistas e abrindo espaço para revelar novos valores culturais. E com essa forte política cultural, nossos artistas estão tendo essa oportunidade de mostrar seus trabalhos em projetos importantes como o Letra e Música do SESC, com o cantor Marcos Lima e, agora, no Aldeia SESC com os Filhos do Sol e o Balai de Artes. Então, é um momento muito importante de valorização de nossa própria expressão cultural", disse Salomão Gurgel.

Hoje, o Balai de Artes apresenta "O Compadre da Morte", dando continuidade à II Aldeia SESC de Teatro de Rua.
FILHOS DO SOL APRESENTAM "AS AVENTURAS DE BILLY THE KID" NA ALDEIA SESC

O público caicoense conferiu ontem (12) várias apresentações culturais na II Aldeia SESC de Teatro de Rua, instalada no centro da cidade de Caicó.

Shows humorísticos, Negros do Rosário, Sarau de poesias com o pessoal da Casa de Cultura local e peças teatrais do grupo Maria Cardoso (Caicó), Filhos do Sol e Balai de Artes (de Janduís).

Os Filhos do Sol apresentaram a peça "As Aventuras de Billy The Kid". O público conferiu a arte popular do grupo janduiense numa apresentação criativa e dinâmica que comprovou a qualidade do texto escrito e a presença em cena dos atores.

A peça teve total cobertura da Imprensa de Caicó. Radialistas e jornalistas relataram a dinamicidade da apresentação e o olhar vívido dos artistas, reforçando que era possível enxergar o patriotismo pela terra Janduís e o amor pela arte nos olhos de cada um dos Filhos do Sol.

Hoje (13), os Filhos do Sol apresentam a peça "O Assalto", no bairro de Barra Nova, ainda dentro da II Aldeia SESC de Teatro de Rua.

O coordenador de Cultura de Janduís, Rogério Silva, informou que o grupo Maria Cardoso de Caicó entrou em contato com os artistas janduienses no sentido de ampliar o intercâmbio cultural entre as duas cidades. Ainda hoje, os grupos de Janduís e o Maria Cardoso devem se reunir no Centro Pastoral Dom Wagner para avaliar os espetáculos e reforçar os laços entre os artistas dessas duas cidades.
GRUPOS DE JANDUÍS FAZEM CORTEJO CULTURAL PELAS RUAS DE CAICÓ

Os grupos Balai de Artes e Filhos do Sol participam desde ontem (12) da II Aldeia SESC de Teatro de Rua. O evento está levando cultura popular para todos os bairros de Caicó desde o último dia 02.

A participação dos grupos janduienses se deu através de articulação direta da Assessoria de comunicação do Município junto ao SESC Seridó.

O SESC garantiu, além das apresentações, cachê, alimentação, transporte e hospedagem dos grupos culturais. Balai de Artes e Filhos do Sol estão alojados no Centro Pastoral Dom Wagner.

Ontem, antes das apresentações realizadas no centro da cidade, Balai de Artes e Filhos do Sol fizeram um cortejo cultural saindo do Centro Pastoral, no bairro Paraíba, até a concentração da Aldeia SESC. Chegando lá, o radialista Batata da Rural AM, que faz a locução da Aldeia SESC, logo anunciou a presença dos grupos de Janduís que estavam trazendo cultura de Janduís para Caicó.
QUER VER MAIS IMAGENS DA PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS DE JANDUÍS NA ALDEIA SESC?

ACESSE:


Nenhum comentário: