quarta-feira, janeiro 05, 2011

Lembrança de um Ídolo

Ray Lima nasceu em Mataraca – PB. Licenciado em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, também estudou teatro na Escola Martins Penna - RJ e contribuiu para a formação de vários grupos de teatro no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ceará. Junto a outros homens e mulheres de teatro fundou o Escambo Teatral de Rua, que teve como berço a cidade de Janduís-RN, em maio de 1991.

Animador e articulador de políticas públicas de cultura, educação, saúde e desenvolvimento local, em 1994 foi um dos responsáveis pela fundação do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Ceará – FOCULT, com o apoio do UNICEF e da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME-CE. Tal movimento hoje está sendo retomado com o nome de DICULTURA. Destacou-se pela renovação de linguagem e beleza com que recita seus poemas. No Rio de Janeiro, nos anos 80, reinventou o estilo performático da década anterior, criando a CENOPOESIA. Essa espécie de linguagem híbrida que mistura teatro e poesia, trazendo leveza e lirismo ao espetáculo, mesmo quando tratando de temas “salgados” do nosso cotidiano. Primeiro a usar o termo para intitular um espetáculo encenado na UERJ, Ray Lima, no início dos anos 90, em parceria com o poeta e artesão Zé Cordeiro escreve e encena o espetáculo Linhas Cruzadas, que viria a consolidar esteticamente a CENOPOESIA no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No Nordeste, com sua vinda para a cidade de Janduís-RN, eclode o movimento Escambo Teatral de Rua e com ele a CENOPOESIA se difundiu em vários estados, sendo rapidamente assimilada, passando a ser praticada pelos grupos de teatro de rua, principalmente nos congressos realizados pelo Escambo. No ceará, Icapuí se apresentou como pólo irradiador da CENOPOESIA no Estado. Os espetáculos da emancipação do referido município e a produção teatral da cidade sofreram grande influência do estilo cenopoético de representar. Fora do Brasil, a CENOPOESIA teve repercussão nos movimentos literários jovens de países como a Argentina e a Colômbia, notadamente nos anos 90, merecendo assim a crítica de revistas e jornais desses países.

Ray Lima é um poeta militante da vida. Sua poesia - apesar de relativamente conhecida e admirada por quem teve a oportunidade de ler seus versos e sentir sua força na voz do próprio poeta - precisa ser mais bem divulgada nos meios literários, da mesma forma que nas praças, nos bares, nos teatros e ruas deste país. Por aí igualmente passam os sonhos do poeta, de acordo com o escritor e jornalista colombiano, Jorge Consuegra, em sua coluna do periódico “La Capital” de Bogotá, 1990: pero lo más importante de esto, es como el poeta Ray Lima ha logrado sacar adelante lo que desde hace diez años venía anidando en su cabeza: acercar más la poesía al pueblo y ahora hay alcanzado un nueva vertiente que sin lugar a dudas mercará un hito dentro de la poética y el teatro latinoamericano.

Membro correspondente da Academia Açailandense de Letras – AAL para o Ceará , Rio Grande do Norte e Paraíba, participa como consultor da ONG Mata Atlântica – Maranguape – CE. Diretor-presidente da Icapuí Assessoria e Consultoria LTDA, por meio da qual coordena a implementação da Escola Zumbi no município de Maracanaú – CE, Ray Lima também presta consultoria ao projeto/movimento Cirandas da Vida da Secretaria de Saúde de Fortaleza.

OUTRAS ATRIBUIÇÕES IMPORTANTES

• Coordenador do Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens, projeto educativo vinculado à secretaria de educação de Aracati-CE que integrou a Iniciativa Comunidad de Aprendizaje de La America Latina, participou dos seminários e congressos realizados em: São Paulo -BR; Caracas - VE; Buenos Aires - AR; Montevidéu - UY; Queretaro/Puebla – MX; Santiago/Temuco –CH; Belo Horizonte-BR; e Aracati –BR, no período de 1998 a 2003.
• Fundação do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Ceará;
• Assessor de Cultura e coordenador do Projeto Recriança, na cidade de Janduís-RN 1989/90;
• Secretário de Educação e Cultura e Chefe de Gabinete do Prefeito de Janduís-RN – 1991/2;
• Consultor para assuntos educacionais do Unicef e colaborador da Rede de Cooperação Técnica Intermunicipal de Educação e Cultura;
• Assessor de Cultura de Icapuí 1991/96 – 1999/2000;
• Assessor de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas de Educação de Icapuí – 2002/2003;
• Assessor especial do Gabinete do Prefeito de Icapuí, integrando a equipe do Orçamento Participativo – período 2002/04.
• Assessoria para elaboração dos planos estratégicos de Educação e Saúde do município de Catolé do Rocha-PB;
• Idealização e implantação do Projeto Corpo Meu Minha Morada, em conjunto os médicos Alcides Miranda e Vera Dantas, numa parceria do Cervantes do Brasil com a secretaria de saúde de Icapuí-CE;
• Idealização e implantação do Programa de Gestão Cultural Para o Desenvolvimento Escolar - Mãos Dadas nas escolas Horizonte da Cidadania e Joana Marques Bezerra- Icapuí-CE;
• Idealização e implantação do Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens no município de Aracati-CE, em conjunto com o educador, pedagogo Augusto Álvaro Jerônimo Gomes, apoiado pela Fundação Kellogg;
• Fundação do Centro Volante de Assessoria Teatral –Cervantes do Brasil, com os atores Júnio Santos e Hélio Júnior;
• Idealização e coordenação do Projeto Ciranda de Artes na Escola Pública – Teatro de Rua, junto aos atores Júnio Santos e Hélio Júnior, numa parceria do Centro Volante de Assessoria Teatral- Cervantes do Brasil e UNICEF, no estado do Ceará;
• Assessoria pelo Cervantes do Brasil ao projeto Escambo e Educação de Qualidade Para Todos, no estado do Rio Grande do Norte, numa parceria da Cia. Arte Viva de Santa Cruz-RN e o UNICEF;
• Idealização e coordenação de oficinas, enquanto representante do Cervantes do Brasil, do projeto Saúde Para a Vida, junto á Escola de Saúde Pública do Ceará, numa parceria desta com a Fundação Jonh Hoppkins-EUA.
• Assessoria à Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Cidadania do Aracati-Ce na supervisão de projetos;
• Construção e implementação do Projeto Icapuí Rumo ao ano 2010 – Desenvolvimento local;
• Integrante da equipe de desenvolvimento local de Icapuí, conduzida pelo PNUD;
• Mentor do processo de construção do Fórum da Integração, espaço de concertação institucional da gestão pública municipal de Icapuí (2002/03), facilitado pelo PNUD;

PUBLICAÇÕES

Poesia
• Em Tempo 1980 – RJ
• Ultrapassagens – Expressão Gráfica 1994 –Fortaleza -CE
• Nhandupoiema – Queima Bucha 1994 - Mossoró – RN
• Tudo é Poesia I e II - Queima Bucha 2005 - Mossoró – RN
• No prelo, “Lâminas” promete uma boa discussão sobre as relações humanas em um mundo globalizado.

Cenopoesia
• Linhas Cruzadas (com Zé Cordeiro) – 1990 – RJ
• Pintou Melodia na Poesia ( com Mauro Braga) – 1996 –
Icapuí – CE

Educação
• Programa Zumbi – uma ruptura no sistema educacional (com Augusto J. Gomes) – 2004 – Ed. Tropical – Fortaleza
• Circo Zumbi – uma experiência de difusão da cultura na cidade de Aracati (com Augusto J. Gomes e Ana Cristina Guimarães) – 2004 – Ed. Tropical – Fortaleza

OUTRAS PUBLICAÇÕES
• Colaboração com o jornal Um Bonde Chamado Desejo – UERJ – 1985/1987
• Novos Poetas Brasileiros – Organização Olga Savary - 1988 – RJ
• Yo Quiero Agarrar El Sol – in Contra Olvido al resto – Estratégia Dramática Para Olvidar El Olvido– Myriam Cubelos y Reynaldo Sietecase – 1987 - Rosário – Argentina
• O Impossível Realizável – O Pão – Ano I nº 5 – Fortaleza – Dezembro 1992
• PELA RECUPERAÇÃO E ANIMAÇÃO DA MEMÓRIA POPULAR – Jornal de Icapuí – Agosto 1991
• Teatro de Rua – in Noções de Psicologia Comunitária 2ª edição – Cezar Wagner de Lima Góis – Editora Viver - 1993
• Vários artigos como co-fundador e colaborador do Escambiose – jornal oficial do Movimento Escambo Teatral de Rua.
• Nas Malhas da Utopia pelos corredores dos sonhos cotidianos da América Latina. Soldalício Acadêmico – revista de atividades culturais literárias da AAL – Academia Açailandense de Letras, 2005/2006, número 3 e 4.

SOBRE A POESIA DO AUTOR
• Averso y Reverso – Jorge Consuegra – Zaguan Cultural – La Tarde – Bogotá – Colômbia
• Poesía teatral se toma Brsil - Jorge Consuegra - Zaguan Cultural – La Tarde – Bogotá – Colombia
• A poesia do Grupo Cultural Arribação – O Globo Méier - 1990– RJ
La Nueva Poesia de Brasil – Reynaldo Sietecase – 1987 – La Capital – Rosario Argentina
• As Ultrapassagens Poéticas de Ray Lima – Luiz Carlos Martins – Diversão e Arte – Tribuna do Ceará - 1995 – Fortaleza
• Nhanhdupoiema – Mossoró: Queima Bucha, 1994/ Ultrapassagens – Fortaleza: Expressão Gráfica, 1994 - por Humberto Cunha – Resenha – Mandacaru nº 6 –1995 – Fortaleza

SOBRE A ATUAÇÃO DE RAY LIMA COMO ANIMADOR CULTURAL
• Estrelas do Sertão- Revista Veja –1990
• Viva o povo brasileiro – Aspásia Camargo – Pasquim – RJ – 1990
• A cultura na crista da terceira onda – Aspásia Camargo – Jornal do Brasil – RJ – 1990

• WWW. Icapui.ce.gov.br (VI Acampamento Latino-americano da Juventude).
• http:/pt.facebox.com/rlima451

FONTE :http://pt.netlog.com/rlima451/blog

Nenhum comentário: