segunda-feira, agosto 29, 2011

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

 O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (29) a campanha “Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro”. A ação celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Durante o evento realizado no Rio de Janeiro, foi lançada uma pesquisa a qual aponta que os adolescentes brasileiros não têm dificuldade para comprar cigarro, apesar de o país dispor da Lei Federal (n.º 8.069/1990 ) que proíbe a venda do produto para menores de idade.
O percentual de meninas, entre 13 e 15 anos, que já comprou cigarro chega a 52,6% e a 48,1% entre meninos em algumas capitais do país. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, gravou uma mensagem pela data. “A luta contra o tabaco tem que ser incansável por aqueles comprometidos com a saúde pública do nosso País. Hoje o Brasil tem mais ex-fumantes do que fumantes, mas não podemos nos contentar com esse resultado”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Para ele, o Brasil precisa aproveitar a oportunidade da Assembleia Geral da ONU, em setembro, que trará o tema das doenças crônicas não transmissíveis, para reafirmar a liderança na luta contra o tabaco. Padilha lembrou que, entre as medidas recentes para o combate ao fumo, foi emitida uma Medida Provisória que estabelece aumento dos impostos sobre cigarros, que será combinada com uma política geral de preço mínimo do cigarro.
Com as mudanças, a carga tributária sobre o produto poderá subir dos atuais 60% para 81% – um avanço no combate ao tabagismo no país, pois pode reduzir o número de fumantes e desestimular o consumo precoce do produto. Campanha Já está disponível no portal da saúde, o material da campanha contra o fumo. Com o tema “Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro”. O objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco".

Nenhum comentário: