sexta-feira, novembro 25, 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAMINHADA DE ESCLARECIMENTO SOBRE HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.
A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes.
Manifestações clínicas
As formas de manifestação da hanseníase dependem da resposta imune do hospedeiro ao bacilo causador da doença. Esta resposta pode ser verificada através do teste de Mitsuda, que não dá o diagnóstico da doença, apenas avalia a resistência do indivíduo ao bacilo. Um resultado positivo significa boa defesa, um resultado negativo, ausência de defesa e um resultado duvidoso, defesa intermediária.

Tratamento
A hanseníase tem cura. O tratamento da hanseníase no Brasil é feito nos Centros Municipais de Saúde (Postos de Saúde) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento. 
A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença: 6 meses para as formas mais brandas e 12 meses para as formas mais graves. 

OBJETIVO DA CAMPANHA:
*Identifica os casos novos da doença através da busca na comunidade 
*Orientar e concientizar a população acerca dos sinais e sintomas da doença, como suas possíveis complicações, quando diagnosticada tardiamentr
*Reduzir a transmissão ativa através do diagnóstico precoce da doença.
*Garanti tratamento adequado para todos os casos de HANSENÍASE diagnosticado.

Nenhum comentário: