segunda-feira, janeiro 09, 2012

Força Nacional do SUS vai monitorar permanentemente a rede do SUS

Foto: Ichiro Guerra/PR
Durante pronunciamento hoje (09), no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou algumas medidas para tratar e prevenir as populações atingidas pelas enchentes, principalmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A distribuição de medicamentos continua regular nos três estados. Desde sexta-feira já foi realizado um envio emergencial de oito toneladas de medicamentos para Minas Gerais, quatro toneladas para o  Rio de Janeiro e 800 quilos para o Espírito Santo. Entre os materiais enviados estão vacina contra tétano e soro antiofídico (utilizado para tratar pessoas picadas por animais silvestres). Também serão enviados 15 mil unidades de hipoclorito para o Rio de Janeiro. A substância serve para purificar água, já que o estado foi o único a registrar danos no abastecimento.
A Força Nacional do SUS (composta por dois mil médicos, enfermeiros e profissionais experientes em ações de urgência) está identificando as pessoas mais vulneráveis  e que vão precisar de assistência; como pacientes em diálise, pessoas em tratamento oncológico e mulheres  no último trimestre de gestação. Minas Gerais já recrutou mais cem profissionais da força para ajudarem no atendimento à população. Os agentes comunitários de saúde estão recebendo orientação para se integrarem nesta ação e ajudarem no deslocamento da população das áreas de risco.
Outro ponto importante destacado pelo ministro Alexandre Padilha é que até agora não houve registro de nenhum hospital danificado. Os hospitais de referência também continuam mantidos. Isso significa que a rede do SUS está funcionando normalmente.
A Força Nacional do SUS vai monitorar permanentemente a rede do SUS, para abastecer com os profissionais necessários.
Ouça o pronunciamento do ministro Alexandre Padilha

Baixar arquivo mp3

Nenhum comentário: