segunda-feira, dezembro 12, 2016

EXPERIÊNCIAS POPULAR PARA O ANO DE CHUVA OU DE SECA

Existem muitas experiências ao longo do ano que o sertanejo vai observando para saber se o ano vai ser seco ou chuvoso, cito abaixo algumas delas:


- Se o primeiro dia de janeiro e o segundo dia de fevereiro forem chuvosos, é sinal de mau inverno ou seca, Se forem claros e limpos, o inverno será bom, de fartas colheitas. Domingo de carnaval e Semana Santa com chuvas? O inverno é certo!

- Dia 08 de dezembro (dia de Nossa Senhora da Conceição) havendo relâmpagos na véspera, é bom inverno.

- Na véspera do dia consagrado à Santa Luzia, riscam-se numa tábua ou papelão seis retângulos, correspondendo cada um deles a um mês do ano, de janeiro a junho, época do inverno, coloca-se em cada quadrado uma pedra de sal e expõe-se ao sereno, nessa noite de 12 para 13 de dezembro. Pela manhã, vai-se ver o que aconteceu. Conforme o sal esteja derretido neste ou naquele quadrado, choverá mais ou menos nos meses correspondentes.

- Uma outra profecia de Santa Luzia consiste em observar os dias 14 a 19 de dezembro. Para cada dia corresponde um mês do primeiro semestre. Assim chovendo, por exemplo, no dia 17, o mês de abril será bom de inverno.

- Se no dia 24 de dezembro (dia de Natal), havendo relâmpagos para cima ou chuva, o inverno está garantido para o ano seguinte.

- Dia 19 de março é dia de São José, e quando chove nesse dia ou nos dias que se aproximam dessa data, os agricultores festejam com rezas e fogos em agradecimento pelo bom inverno que virá, sendo esta a última experiência de chuva do ano.

- A Santo Antônio também se pedem chuvas no sertão, amarrando sua imagem ou pondo-a de cabeça para baixo, como castigo, quando não atende aos rogos.

Outros sinais capazes de profetizar o bom ou mau inverno, tendo como destaque o comportamento de animais como:

- A formigas da roça procurando lugares baixos nos leitos dos rios, no final do ano é sinal de seca;

- Quando o dia mesmo ensolarado, a formiga preta aparece transportando seus ovinhos brancos para lugares mais altos, é sinal que a chuva está próximo a cair no mesmo dia;

- Desaparecimento de abelhas com ferrão e a asa branca arribando para outras áreas, é sinal de grande seca;

- Mutuca quando aparece em quantidade no mês de novembro e cupim criando asa em dezembro é sinal que o inverno é forte.

- Sempre que o vaqueiro for campear o gado e encontra-los  deitados com a frente para o poente é sinal quem vem chuva do nascente, e quando estes se levantam logo e se sacodem a chuva está próximo a chegar;

- O jumento quando procura a sombra das árvores e oitões das casas, a chuva está próxima a cair.

O agricultor se baseia
Nos ventos de cada mês;
E pelas as flores das arvores
Faz pesquisa o camponês
Pela formiga e o cupim
Se o ano é bom ou ruim
Ele diz com rapidez..

Nenhum comentário: