quinta-feira, novembro 11, 2010

semana de combate ao câncer de 22 a 25 de novembro de 2010 Janduís RN

Prevenção deve ser feita anualmente e pode ser ferramenta essencial para detectar lesões precursoras do câncer de útero, próstata, boca, mama e outros...

veja alguns tipos de câncer:
Câncer de Mama
É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).
FATORES DE RISCO
Idade acima de 50 anos
História própria ou familiar de câncer de mama
Não ter filhos
Exposição significativa a raio X
Primeira menstruação cedo
Menopausa tardia
Classe socioeconômica alta
Primeira gestação após os 30 anos
Dieta rica em gorduras
Uso prolongado de anticoncepcional oral (ainda é discutível)
AUTO-EXAME DE MAMA
Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo, todo dia 10.
ATENÇÃO

Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, 
lembre-se que deve procurar um médico

Câncer do Colo do Útero
Este é o terceiro câncer que mais mata no Brasil. É uma doença que pode ser prevenida, estando diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país.


FATORES DE RISCO
São vários os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero:
Fatores sociais (baixa condição sócio-econômica)
Hábitos de vida 
(má higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais)
Atividade sexual antes dos 18 anos
Gravidez antes dos 18 anos
Vício de fumar (diretamente relacionado ao número de cigarros)
Infecção por Vírus Papilomavírus Humano (
HPV) 
e o Herpesvírus Tipo II (HSV)
Muitos parceiros sexuais.
O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero. 
Todas as mulheres, com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico, inclusive as grávidas e histerectomizadas. 
A princípio o exame deve ser feito a cada ano, seguindo posteriormente orientação médica conforme achados.
EXAME PREVENTIVO
O exame preventivo do câncer do colo do útero - conhecido popularmente como a exame de Papanicolaou - é indolor, barato e eficaz. Ele consiste na coleta de material para exame de três locais: da parte externa do colo (ectocérvice), da parte interna do colo (endocérvice) e do fundo do saco posterior da vagina. Para grávidas se evita a coleta da endocérvice, para não estimular contrações uterinas. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame. O exame não é realizado durante o período menstrual, exceto se for um período menstrual prolongado, além do habitual. A colposcopia permite examinar com mais detalhes o colo uterino, devendo ser realizada a cada 3-5 anos, dependendo dos achados e indicação médica.
SINTOMAS
O câncer do colo do útero só dará sintomas (sangramento e dor às relações sexuais) em fase já
adiantada.
O câncer de colo de útero tem 100% de cura 
quando diagnosticado precocemente.
Aproveite ate o centro de saúde e marque seu preventivo.

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino situada na base da bexiga, dentro da qual passa a uretra, por onde sai a urina. Segundo estimativa do INCA, o número de casos novos de câncer de próstata estimados para o Brasil no ano de 2008 é de 49.530. Estes valores correspondem a um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais frequente em todas as regiões do Brasil. Mais do que qualquer outro tipo de câncer, este é considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é superior a 90%. Entretanto, no Brasil, é o quarto tumor responsável por mortes por câncer. Quando está confinado à próstata, o tratamento pode ser cirúrgico ou radioterápico, com altas chances de cura. Quando a doença se dissemina para fora da próstata seu progresso é lento, porém fatal.
Cerca de 10% dos casos de câncer de próstata apresentam base genética. Quando ele ocorre em um parente de primeiro grau, o risco dobra em relação à população; quando ocorre em dois membros da família, o risco quintuplica. Na grande maioria dos casos os sintomas só aparecem tardiamente na evolução da doença. Daí a importância de se fazer a prevenção e avaliação para diagnóstico precoce, descobrindo a doença antes de se ter sintomas.
Pense também no que ainda não aconteceu, previna para que não aconteça, faça a sua parte VIVA COM SAÚDE
EQUIPE DO PSF DE JANDUÍS-RN
E GENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Nenhum comentário: