quarta-feira, maio 25, 2011

PSF de janduís RN realizou hoje 25 de maio de 2011 palestra sobre tabagismo na Escola Antonia Eurli de Brito , na comunidade de PERMISSÃO



A secretaria de Saúde de Janduís, juntamente com as demais secretaria municipal vem realizando durante toda à semana trabalhos de esclarecimento em relação aos malefícios do uso do TABACO, e terá a culminância dos trabalhos nesta segunda feira (30/05/2011) em frente a biblioteca publica.

A luta conta o tabagismo é uma questão de saúde publica para todos nós profissionais, porque está de acordo com os princípios da nossa profissão, os quais incluem uma visão da vida sem uso de drogas e com a promoção da saúde.
Portanto, como membro de uma equipe de saúde, nós temos o dever de alertar a todos para os assuntos de saúde pública que podem ter um impacto para eles e suas famílias. Tais como o CIGARRO:

"O cigarro foi, por muitos anos, um símbolo de luxo, satisfação e status social. Sua venda é motivada pela exploração de uma imagem estratégica, em promoção de festas, concertos e eventos esportivos, sempre ligada ao que está na moda".


Após anos de consumo, o tabaco vem perdendo suas características "positivas", e mostrando seu verdadeiro perfil. Hoje não há mais muita dúvida sobre os malefícios do uso de seus derivados para a saúde do fumante e de todos que vivem ao seu redor.

O tabagismo, segundo vários estudos, é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora), e quase 50 doenças diferentes.

As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer. Apenas 6,7% dos casos de câncer de pulmão não está relacionado ao cigarro, pois 90% ocorre em fumantes, e 3,3% em fumantes passivos (pessoas que apenas convivem com a fumaça do cigarro).

Outro ponto importante é que muitos fumantes não estão conscientes do risco do fumante passivo para a sua família. Por exemplo, crianças expostas ao fumo são 50% mais susceptíveis a sofrer danos nos seus pulmões e ter problemas respiratórios, como asma.

“FUMAR NÃO É QUESTÃO DE HÁBITO, É QUESTÃO DE ÓBITO.”

“VIVA COM SAÚDE, VIVA FELIZ SEM FUMAR.”



Nenhum comentário: