sexta-feira, maio 27, 2011

SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS. (PSF DE JANDUÍS NA LUTA CONTRA O TABAGISMO)

O tabagismo é classificado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de doença e morte no mundo ocidental. Cerca de 90% dos fumadores fumam todos os dias, podendo ser considerados dependentes do tabaco. E cerca de 70% dos fumadores declaram que gostariam de deixar de fumar, mas apenas alguns conseguem. Mais de metade dos jovens que experimentam tornam-se dependentes. Por razões de estratégia para controlar o tabagismo e os problemas associados deve basear-se na prevenção primária dirigida aos jovens, procurando evitar a iniciação e a habituação tabágicas.

A escola é a base mais comum para desenvolver ações de prevenção do tabagismo.O objetivo maior é caracterizar o problema do tabagismo e avaliar o interesse da comunidade escolar no desenvolvimento de ações de prevenção. Pensando nisso a secretaria municipal de saúde de janduís realizou durante toda a semana palestras e rodas de conversa nas escolas municipais e rurais de do nosso municipio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% dos fumantes se iniciam no vício entre 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Isso demonstra a grande responsabilidade que nós profissionais de saúde a escola e você, professor, têm na luta contra o tabagismo, que causa cerca de 5 milhões de mortes anualmente no mundo. Toda criança deve aprender desde cedo os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do cigarro.

Nenhum comentário: